Especialista em Urologia esclarece dúvidas frequentes e alerta sobre preconceito entre os homens.

Rosângela Ribeiro Gil
Assessoria de Imprensa
imprensa@afdatalink.com.br

Cristina Camacho
Arte e fotos

elisabeth@afdatalink.com.br

Ciente da importância da ciência e dos cuidados com a vida, a Datalink – empresa brasileira de cabos e conectores de alta qualidade e performance de comunicação e controle para aplicações industriais – também “veste” a camisa da campanha Novembro Azul, cujo objetivo é destacar a importância de exames periódicos para os homens. Levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indica que o câncer de próstata é o tipo mais comum da doença entre o sexo masculino, e a causa de morte em 28,6% dos casos. Em 2022, a cada 38 minutos um homem morre devido à doença. De 2019 a 2021, foram mais de 47 mil óbitos pela neoplasia.

Novembro Azul é marcado por diversas ações de divulgação sobre o câncer de próstata, como palestras sobre medidas de prevenção e campanhas para a realização de exames físico (toque) e de sangue (PSA). Além disso, muitas cidades iluminam seus monumentos e prédios públicos na cor azul, de forma análoga à campanha Outubro Rosa.

Para encorajar a população masculina e salvar vidas, publicamos a entrevista com o especialista em Urologia do Centro Universitário de Brasília (Ceub), Marcus Vinícius Marocollo. Ele destaca que os exames preventivos podem auxiliar no diagnóstico precoce da doença. Além dos testes, como o toque retal e a dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico), o diálogo e a informação são essenciais na quebra de tabus, alerta o médico.

A ciência é a grande responsável pelo progresso que tem ocorrido no tratamento ao câncer de próstata. Novos medicamentos e técnicas de cirurgias, como a laparoscópica e a cirurgia robótica, melhoram as chances de sobrevida, com qualidade. Por isso, a importância da detectação das alterações e do próprio tumor precocemente.

Como observa o especialista Marcus Vinícius Marocollo, na entrevista, a seguir, o câncer de próstata não costuma causar sintomas na fase inicial. Portanto, torna-se importante a consulta rotineira ao urologista, com o objetivo de fazer o diagnóstico precoce da doença, por meio dos exames físico e laboratorial.

O câncer de próstata é encontrado apenas em idosos? Quais são os fatores de risco?

O câncer de próstata apresenta alguns fatores de risco, como idade, hereditariedade e hábitos de vida (obesidade, sedentarismo e dieta rica em gorduras e proteína animal); apesar de poder ocorrer antes dos 40 anos, o que é bem raro nessa faixa etária. O risco aumenta a partir dos 50 anos de idade, sendo que a maioria dos tumores ocorre após os 65 anos.

Quais são os sintomas e eles podem ser ausentes?

O câncer de próstata normalmente não apresenta sintomas, a não ser em fases bem avançadas. A ocorrência de sintomas urinários – diminuição do jato urinário, acordar a noite para urinar, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e sangramento – está mais relacionada à hiperplasia benigna, que é uma doença diferente do câncer, mas acomete o homem na mesma faixa etária.

Quais hábitos contribuem para prevenir a doença?

Um erro comum é as pessoas acharem que o exame da próstata previne contra a doença. O exame serve para tentar fazer um diagnóstico precoce do câncer, aumentando muito as chances de cura. Mas sim, algumas medidas podem sem tomadas como prevenção: mudança de hábitos alimentares, combate à obesidade e ao sedentarismo.

O tratamento contra o câncer causa impotência sexual?

Com a melhora da técnica cirúrgica, bem como do tratamento radioterápico, a incidência de impotência sexual como sequela do tratamento diminuiu consideravelmente. Porém vários fatores podem estar relacionados com o aumento da incidência de disfunção sexual após o tratamento, como a idade, o tamanho e o grau de invasão do tumor e a própria função erétil do paciente pré-tratamento.

Qual alerta você deixa para os homens em relação aos exames preventivos?

Apesar das mudanças de comportamento nas últimas décadas, o exame do toque retal continua sendo um tabu para muitos homens. Trata-se de um exame rápido, indolor e extremamente importante para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Vale lembrar que o câncer de próstata não apresenta sintomas nas fases iniciais, ou seja, quando ele ainda é curável. Portanto, não deixe de realizar os exames necessários para um diagnóstico precoce. 

Dicas para uma alimentação saudável

Dica #1

  • Alimentos ricos em gorduras e pobres em fibras podem acelerar o aparecimento do tumor em pacientes com predisposição à doença. A ingestão de carnes vermelhas, leites e derivados aumenta os níveis de uma enzima que ativa a produção do hormônio testosterona. Em excesso, o hormônio facilita o surgimento do câncer.

Dica #2

  • Ingestão de fibras. Como as fibras não são digeridas pelo organismo, elas funcionam como uma espécie de esponja que absorve e elimina. Entre eles, hormônios e toxinas.

Dica #3

  • Ingestão de frutas frescas e de vegetais todos os dias.

História da campanha

O Novembro Azul hoje é realizado em todo o mundo, mas teve início com o Movember, movimento cujo nome surgiu da junção das palavras moustache (bigode, em inglês) e November (novembro, em inglês), na cidade de Melbourne, na Austrália, em 2003.

A iniciativa se alastrou e foi adotada por vários países, inclusive o Brasil, em 2008, como forma de chamar a atenção dos homens para a importância da prevenção do câncer de próstata. Hoje, o movimento já atinge mais de 1,1 milhões de pessoas em campanhas formais em países como Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Finlândia, Holanda, Espanha, África do Sul e Irlanda. Seu objetivo principal é mudar os hábitos e atitudes do público masculino em relação a sua saúde e seu corpo, incentivando o diagnóstico precoce.