A área de engenharia da empresa vem elaborando programas para a utilização de recursos naturais, como a água e a energia elétrica, de forma sustentável.

Embu das Artes (SP), 05 de junho de 2023 – A Datalink – fabricante brasileira de cabos e conectores – celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, neste 5 de junho, reafirmando seu compromisso com práticas industriais e produtivas sustentáveis.

A preocupação com a eficiência no uso da água e de energia elétrica no seu processo fabril vem ocupando lugar de destaque nas estratégias da Datalink em prol da prática de ações sustentáveis, que evitem o desperdício de recursos naturais. A empresa tem consciência de que o mercado e os consumidores sinalizam, com toda a razão, a necessidade do uso racional dos recursos naturais, assim como fazer o descarte correto e adequado de resíduos (logística reversa).

Foto e arte: Cristina Harms Camacho.

Como resultado, a Datalink vem desenvolvendo a implementação de diferentes metodologias e padrões referenciais para que a fabricação de cabos e conectores também experimente a mesma performance dos seus produtos – que já conquistaram a excelência em qualidade e durabilidade.

A equipe da Datalink está imbuída em planejar e executar procedimentos que evitem o desperdício de recursos naturais, na fábrica, por isso, implantou um sistema de reuso da água pluvial (da chuva) no processo de fabricação dos cabos e conectores utilizados nas mais diversas atividades econômicas – de telecomunicação, automação, agronegócio à sonorização. Foram instaladas calhas, ao longo das instalações da empresa, para captação da água de chuva e direcionamento ao processo produtivo em que o recurso hídrico é necessário.

Foto e arte: Cristina Harms Camacho.

Luz natural, vegetação e saguis
Outra ação importante é a utilização, na área industrial, da luz natural. Isso porque o complexo industrial da empresa, que fica em Embu das Artes (SP), foi planejado e construído para possibilitar o uso da energia natural e solar.

A empresa também disponibiliza, em todas as suas dependências, lixeiras de reciclagem para o descarte correto de qualquer tipo de resíduo. Além disso, a Datalink faz o descarte correto dos resíduos advindos da fabricação dos cabos, que utiliza o cobre como matéria-prima principal.

A construção do complexo industrial da Datalink, em 2013, inclusive, levou em consideração a preservação máxima da área verde local, com a preservação de árvores frutíferas, inclusive. Por isso, é normal os funcionários da Datalink receberem a visita amigável de saquis nas instalações fabris.

Cinquenta anos
Celebrado anualmente, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972. Neste ano comemora-se pela 50ª vez o Dia Mundial do Meio Ambiente, com o alerta de que a eliminação da poluição plástica é fundamental para a manutenção da vida. Sob o lema #CombataAPoluiçãoPlástica, a data oferece uma oportunidade para ampliar o apelo aos governos, cidades e empresas, a fim de que invistam e implementem soluções para acabar com a poluição plástica.

Foto: Hailton Gabriel de Souza Silva. Arte: Cristina Harms Camacho.

 

Sobre a Datalink
A Datalink é uma das principais fabricantes de cabos e conectores de alta qualidade e performance de comunicação e controle para aplicações industriais, agrícolas e smart cities. Empresa brasileira cujo portfólio de produtos atende diversos segmentos econômicos, entre eles: agronegócio, automação industrial e predial, automotivo, energia solar, estética, saúde, sonorização e telecomunicações. A história da Datalink lembra histórias de empresas como Embraer, Embrapa, Petrobrás e Weg, entre outras, que mostra a capacidade industrial e competência da engenharia brasileira. A qualidade, a excelência e a segurança dos seus produtos são a marca da Datalink criada em 1993 e com seu complexo industrial instalado em Embu das Artes (SP). Mais informações em www.afdatalink.com.br.

Informações para a imprensa
Assessoria de Imprensa Datalink
Rosângela Ribeiro Gil
imprensa@afdatalink.com.br
+55 13 99712-8067